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checklist diagnóstico de marketing

Avalie o nível de marketing do seu negócio

  • 29 dez 2024
  • Marketing, Negócios, Vendas

Como anda seu Marketing?

Você acha que o marketing da sua marca está preparado para gerar resultados a longo prazo? Você tem bases de dados dos potenciais clientes que acessam seus conteúdos? Você usa esses dados para rastrear e recuperar leads que não fecharam negócio?

Muitas empresas enfrentam desafios como baixa geração de leads, dificuldade de engajamento ou campanhas inconsistentes justamente por não terem uma estratégia bem definida e alinhada ao branding da sua marca. É pensando nisso que criamos este checklist para você avaliar a saúde do marketing do seu negócio e identificar oportunidades de melhoria.

Preencha o checklist e vá anotando as pontuações para conferir o grau de saúde do marketing da sua marca, estamos torcendo pra sua pontuação estar bem saudável!! Então, vamos lá!

Se você já quer facilitar sua vida e baixar o Checklist em PDF, clique aqui!

Checklist da Saúde do Marketing

Sua empresa possui objetivos claros de Marketing e Vendas?

  • Possui metas escritas;
  • Compartilhou as metas com sua equipe de marketing;
  • Possui prazos para entrega de cada meta;
  • Realiza acompanhamento periódico sobre as metas definidas;

Por que isso importa?

São as famosas metas, sem elas as ações de marketing podem se perder, daí o que nos resta é muito esforço para pouco resultado. Alinhe objetivos de marketing com os objetivos do negócio para um crescimento sustentável.

Você pesquisa o mercado de concorrentes?

  • Realiza pesquisas no Google;
  • Realiza pesquisas no Meta;
  • Realiza pesquisas no Linkedin;
  • Realiza pesquisas no TikTok;
  • Analisa taxas e performance, como a de engajamento;

Por que isso importa?

É assim que você consegue identificar oportunidades e se diferenciar deles.

Sua empresa sabe exatamente quem é o público-alvo e o cliente ideal?

  • Possui uma persona definida;
  • Conhece comportamento de compra;
  • Conhece interesses reais;
  • Sabe exatamente onde encontrá-los no digital;

Por que isso importa?

Conhecer o cliente é a base para criar campanhas eficientes e personalizadas.

Sua empresa trabalha o Branding da marca?

  • Garante que os materiais de comunicação sigam a linha visual e tom de voz da marca;
  • Usa a comunicação para reforçar os valores e diferenciais do negócio;
  • Gera empatia e apego emocional através da comunicação com o público;

Por que isso importa?

Uma identidade de marca consistente aumenta a confiança e a lealdade do público.

Sua empresa utiliza múltiplos canais de marketing de forma ativa?

  • Combina redes sociais para fortalecer a presença digital;
  • Possui site para apresentar seus produtos e serviços;
  • Possui newsletter para levar informação e melhorar o relacionamento com o cliente;
  • Possui blog no site para levar informação e mostrar autoridade no assunto;
  • Possui Landing Pages específicas para captação de leads;

Por que isso importa?

Estar presente em diferentes canais amplia o alcance da marca e permite engajar públicos variados.

Você realiza campanhas publicitárias com recorrência?

  • Planeja um calendário de campanhas sazonais e/ou promocionais;
  • Investe no Google Ads;
  • Investe no Meta Ads;
  • Investe no Linkedin Ads;
  • Investe no TikTok Ads;
  • Investe em outras plataformas de anuncios;

Por que isso importa?

A consistência é a chave para atrair novos públicos e manter sua marca em evidência.

Você analisa métricas e possui relatórios detalhados?

  • Utiliza Google Analytics para monitoramento da presença online;
  • Tem CRM e portanto, consegue elaborar estratégias que otimizam ações de vendas;
  • Consegue criar campanhas com formatos corretos através de relatórios com taxas de crescimento periódico;

Por que isso importa?

Sem dados, é impossível saber o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

Você realiza testes e otimização com frequência?

  • Implementa testes A/B em anúncios online e páginas de destino;
  • Implementa testes A/B em e-mails;

Por que isso importa?

Testar diferentes abordagens garante que suas campanhas sejam cada vez mais eficazes.

Sua empresa possui um calendário editorial estruturado?

  • Planeja conteúdos alinhados às datas relevantes do seu segmento;
  • Planeja conteúdos alinhados ao funil de vendas;
  • Planeja conteúdos que apresentam diferenciais competitivos;

Por que isso importa?

Publicações aleatórias podem confundir o público e enfraquecer o impacto da sua mensagem.

Você investe em automação de marketing?

  • Usa ferramentas para automação de e-mails
  • Gerencia leads e portanto cria materiais personalizados para gerar conexão e conversão;

Por que isso importa?

Automatizar processos reduz erros e permite que sua equipe foque em estratégias de maior valor.

Pontuação Final

Vamos ver o resultado? Baixe nosso Checklist para realizar a soma dos pontos e descubra como está a saúde do marketing da sua empresa!

Checklist Completo em PDF

Aqui nossa ideia é sempre facilitar a vida de quem precisa, é por isso que disponibilizamos esse Checklist pra você baixar e examinar seu negócio.

Se você é quem cuida do marketing preencha com carinho, se você tem uma equipe de marketing envia pra eles realizarem o auto-exame e se você terceiriza esse trabalho, debata junto com eles esses pontos. Comece a implementar as mudanças necessárias para transformar o marketing da sua marca.

Download do Material Completo

Você tem uma ferramenta poderosa para avaliar e aprimorar as estratégias de marketing da sua marca, use sem moderação.

E se precisar de ajuda para transformar essas análises em ações, conte com a Heyou Brasil! Juntos, podemos alcançar resultados reais e consistentes.

  • Marketing, Negócios, Vendas
  • 29 dezembro 2024

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