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A agência digital perfeita não é aquela que nunca erra, mas sim aquela que, mesmo quando as coisas estão ruins, diz a verdade ao cliente. Transparência total é uma chave para ter um bom relacionamento entre empresas.

Porém existem muitas agências que não ligam muito para honestidade e estão simplesmente preocupadas em pegar o seu dinheiro.

Abaixo Eu listei, baseado em minhas interações com estas empresas e profissionais nos últimos 5 anos, algumas maneiras de identificar e evitar estas empresas e garantir que você está trabalhando com profissionais sólidos e competentes.

Leia também: 5 sinais de que você está investindo errado em Marketing Digital.

1. A agência ruim controla todos os seus logins e acessos

Uma das marcas registradas de uma agência digital ruim tentando te prender é quando elas começam exigindo controle total dos seus logins, dados e relatórios.

Muita empresas caem nessa pensando “Eu quero que eles se preocupem com isso, afinal de contas é para isso que eu os pago”, mas não percebem o quão perigoso isso pode ser se as coisas não funcionarem entre as duas empresas.

A agência deve sim ter acesso aos canais e redes sociais da empresa, mas sempre sob a chancela e supervisão do contratante. Não existe agência digital boa que controla 100% dos acessos.

Imagine que você contratou uma agência e, infelizmente, as coisas não deram certo. O que muitas agências digitais ruins fazem nesta situação é manter o controle dos seus dados e logins para forçar a continuação do contrato.

Isto pode se desdobrar em disputas legais, perda dos canais, e em muita dor de cabeça por muito tempo. E Eu já vi isto acontecer muitas, muitas vezes!

A lição aqui é: Ao início de uma parceria, procure as referências da empresa e busque saber mais sobre o histórico dela, se ela não puder oferecer nenhuma referência, procure em outra agência digital!

2. A agência digital promete e garante os melhores resultados possíveis

Já dizia o ditado: desconfie de todos os heróis! Afinal de contas, SEO, marketing digital e publicidade não são ciências exatas, então como GARANTIR E PROMETER os melhores resultados? Que magia é essa que essas agências digitais estão fazendo? Será que elas podem me ensinar?

O que estas agências digitais não te dizem é o QUE elas vão promover melhor. Qualquer profissional que se preze é capaz de colocar ALGUMA COISA na primeira página do Google, independente da qualidade do tráfego, receita ou leads.

Este é um golpe comum usado por agências digitais ruins para fisgar empresários leigos no assunto. Funciona assim:

  • A agência consegue um contato com você e explica sobre alguma mudança ou problema no seu site e algoritmo do Google que eles detectaram usando o BLABLABLA deles. E te dizem que é algo com o qual você deveria se preocupar.
  • Você resolve dar uma chance a eles, afinal de contas, você não entende bem dessas coisas e quer que o seu problema seja resolvido
  • Depois de algumas semanas você vê que algumas de suas páginas estão aparecendo em primeiro lugar no Google, mas ainda assim não há novos clientes, leads ou qualquer outro progresso real.
  • Eles te dizem que marketing digital e SEO é um processo lento, e que vai levar um tempinho até tudo dar certo
  • Você resolver dar uma olhada nas palavras chaves que eles estão usando e percebe que elas não têm nada a ver com seu negócio. Você percebe que acabou de ser enganado.

A lição aqui é: Não existem garantias ou promessas de resultados extraordinários, o Google é um algoritmo complexo controlado por inteligência artificial, e marketing por si só já não é uma ciência exata, então fuja de quem GARANTE resultados absurdos.

3. Relatam apenas o que deu certo

O fim do trimestre chega e é hora de olhar os relatórios e discutir as próximas estratégias. A agência te chama para uma reunião onde você fica horas ouvindo sobre o quão incrível eles foram, sobre tudo que deu certo, sobre como eles são ótimos e sobre como você deve dar um aumento no contrato.

Eles nunca falam sobre o que deu errado, o que não funcionou e sobre a lições que foram aprendidas para o sucesso da campanhas atuais, o que às vezes é ainda mais importante do que os pontos positivos.

Saber só metade da história é prejudicial para o seu negócio e para o seu aprendizado. Ao não serem transparentes, as agências digitais lhe fazem um grande desserviço, evitando que você aprenda com os erros.

A lição aqui é: Tenha certeza de que você está ouvindo a história completa. Ainda que saber que algumas coisas não deram certo seja ruim, é melhor estar por dentro de tudo do que viver sem aprender, correto?

4. A parceria é apenas fincanceira

Esteja sempre atento para como as agências se apresentam a você. Uma agência digital que quer te ajudar vai te dizer que quer te ajudar, uma agência que não quer te ajudar vai te dizer quanto custa os serviços dela. Está é a diferença entre contratar um parceiro e um vendedor.

Um parceiro vai aprender com você, encarar os tempos ruins com você, e celebrar os bons momentos junto com você.

Um vendedor vai te mandar um boleto.

Se uma agência digital chega e gasta uma, duas horas dizendo o quão ótimo eles são e não te dá nenhuma ideia do que podem fazer por você, o relacionamento pode não ser muito produtivo.

Apesar de não ter nada de errado em celebrar os bons resultados e se orgulhar deles, você deve sempre procurar por pessoas que pesquisaram sobre sua marca e forneceram ideias palpáveis que podem ajudar a sua empresa a atingir os objetivos. Estas são as pessoas que se importam com sua empresa e, mesmo sabendo que eles também vão te mandar um boleto, você não vai se importar em pagar.

A lição aqui é: Sempre busque um parceiro, alguém DO negócio e não alguém DE negócios

5. Os cases da agência são antigos

Falando de agências que se gabam, você deve SEMPRE perguntar quando os projetos apresentados aconteceram. Uma das maiores injustiças praticadas pelas agências é o quanto elas aumentam um ponto que já está desatualizado.

SEO, social media, e marketing digital mudam todos os dias, e apesar de ser muito bom que uma agência tenha conseguido resultados ótimos em 2014, não significa que o talento dela vai ser útil em 2019.

A lição aqui é: Sempre se aprofunde um pouquinho nas vitórias e cases da agência. Como tudo muda muito rápido, um projeto de alguns anos atrás pode não ter a mesma relevância hoje em dia.

Boa sorte, e encontre uma agência que te faça bem!

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