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O mercado de provedores está em plena expansão. Apesar da grande demanda por internet, a perspectiva de crescimento eleva ainda mais a competitividade no setor. Por esse motivo, os provedores precisam buscar um diferencial competitivo a todo custo, pois do contrário serão engolidos pela onda de concorrentes.

De acordo com dados da Anatel, os provedores regionais estão impulsionando o crescimento da banda larga fixa. Nos últimos 12 meses, foi registrado um aumento de 2,43 milhões no número de assinantes de serviço de banda larga fixa.

Diante desse cenário, como se diferenciar frente à concorrência para conseguir se destacar no mercado de ISPs? Continue a leitura do artigo para conferir algumas dicas que listamos para auxiliar os provedores a aproveitarem esse cenário positivo.

Então, como se diferenciar em um setor de elevada concorrência

1- Expansão da rede para ampliação da carteira de clientes

Apesar da grande demanda por internet, as grandes operadoras ainda detêm uma boa fatia do mercado. No entanto, uma significativa parcela da população ainda não possui qualquer tipo de acesso à internet e, segundo a Anatel, 38% das cidades brasileiras não possuem conexão via fibra óptica. Os dados revelam que ainda há espaço para os ISPs expandirem sua atuação.

Para se manterem competitivos e aproveitar as oportunidades no mercado para os próximos anos, os provedores regionais terão que oferecer as melhores soluções aos clientes, sempre dosando o aumento da receita e da rentabilidade com a boa experiência do usuário. Nesse sentido, investir na expansão de redes para atuar em novas regiões é uma das alternativas adotadas por provedores regionais que buscam ampliar a carteira de clientes.

2- Investimento em infraestrutura de qualidade

Investir em uma boa infraestrutura de rede é essencial para garantir a oferta de internet com qualidade em regiões onde as grandes operadoras não atuam. Portanto, para se manterem competitivos frente à concorrência, os ISPs devem assegurar que a expansão da internet continue avançando, assim como a qualidade das conexões e da experiência do usuário.

Nesse sentido, apostar em uma infraestrutura de qualidade para ampliar a adoção da fibra óptica, possibilita que os provedores ofereçam uma banda larga de melhor qualidade. Além disso, esse tipo de tecnologia ainda permite maior economia e eficiência na instalação. Dessa forma, passa a ser viável oferecer uma conexão de internet rápida, sem interferências e com baixa latência.

Acesse o conteúdo exclusivo sobre o tema e esteja preparado para expandir no seu mercado de atuação: 8 estratégias de crescimento para provedores

3- Atendimento omnichannel e personalizado

O atendimento é considerado um dos principais diferenciais de um serviço de banda larga de qualidade. Por isso, para se destacar no mercado de ISPs, as empresas precisam investir não apenas na melhoria da oferta de produtos e serviços, mas também na modernização dos processos internos para ganho de eficiência operacional e melhoria da experiência dos assinantes.

O chatbot — tecnologia que promove uma interação automatizada para simular conversa humana em um chat, é uma das tecnologias que estão sendo adotadas por provedores para modernizar e personalizar os atendimentos aos clientes.

Por meio da inteligência artificial, esses robôs de atendimento conseguem oferecer uma melhor experiência aos assinantes, pois estão ligados 24 horas por dia, durante sete dias por semana. Ao utilizar esse recurso, os ISPs proporcionam mais agilidade ao tratamento das dúvidas e problemas dos usuários nos mais diversos canais de comunicação. Ao mesmo tempo, reduzem os custos de suas operações e aprimoram a produtividade das equipes.

4- Gestão inovadora para provedores regionais

Um dos maiores desafios que impede os provedores de crescer é a falta de profissionalização. Diante dessa realidade, promover uma gestão inovadora e o desenvolvimento sustentável dos negócios possibilita que os ISPs se mantenham competitivos em um mercado concorrido e dinâmico.

Isto inclui também formalizar um setor de marketing e tomar medidas coerentes para que a sua marca seja posicionada de forma a se sobressair em relação a concorrência.

Então anote aí: Gestão Inovadora + Marketing Inovador!

Para aproveitar as oportunidades de negócios que se apresentam, os provedores precisam se reinventar, repensar os processos internos e, sobretudo, profissionalizar a gestão.

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Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida? Entre em contato e iremos conversar para esclarecer o que for preciso 🙂
contato@heyoubrasil.com.br

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