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Há quem ache que investir em marketing é simplesmente imprimir panfletos com seus produtos e preços, ou anunciar na rádio local que seu negócio está em promoção. A verdade é que um investimento cego pode trazer problemas além de prejuízos financeiros com campanhas que não dão retorno. Confira a nossa lista de sintomas abaixo e verifique se a sua empresa está manifestando um deles.

1 – Estagnação das vendas

Você começou o negócio e teve um crescimento bom durante um ano, dois anos, três… Mas de repente as vendas pararam, o seu fluxo de entrada diminuiu e por enquanto a sua empresa está apenas com os clientes mais antigos? Isto é um sinal clássico de mau ou nenhum investimento em marketing, e acontece porque com o tempo o mercado sofre algumas mudanças e a sua empresa não conseguiu se antecipar a isto e, como consequência, as vendas estagnaram.

Pode ter sido um novo concorrente que chegou, pode ser que você já atingiu o máximo da fatia de mercado que você consegue atender, ou simplesmente as pessoas se cansaram do que você está oferecendo. Tudo isto poderia ter sido previsto com um investimento correto em pesquisas de mercado, marketing de diferenciação, e marketing de relacionamento.

2 – A empresa não mede o retorno do investimento

O Retorno sobre o Investimento (ROI) é uma métrica fundamental de ser acompanhada setorialmente e também no contexto geral do negócio. Muitas empresas, principalmente as que só investem em ações de marketing tradicional, têm dificuldade em analisar essa métrica.

A partir do ROI, a empresa consegue identificar qual tem sido o custo de aquisição por cliente e avaliar se está obtendo o retorno esperado com esse investimento.

Uma empresa que não consegue avaliar o ROI corre o risco de gastar mais com a aquisição de clientes do que obtém em vendas e, assim, em pouco tempo, apresentará prejuízos que podem ser fatais para a continuidade do negócio.

Com o Marketing Digital todas as ações podem ser mensuradas, e então os gestores podem definir quais delas têm apresentado melhores resultados, encaminhando os investimentos para as estratégias que oferecem um retorno maior. Isso permite otimizar os recursos e melhorar a taxa de ROI.

3 – Sua empresa não tem presença online

Estamos atualmente em Maio de 2019, ou seja, quase 30 anos desde o início da era digital (sim, 1990 foi há 29 anos atrás), e por isso a presença online de um negócio não é mais um capricho ou diferencial, é OBRIGATÓRIA!

Não existe mais esse negócio de “basta oferecer um produto com que os clientes aparecem”, hoje as barreiras de entrada de mercado são muito facilmente quebradas, e qualquer pessoa com acesso a internet pode criar um negócio e concorrer com você. Como se isso não fosse suficiente para mostrar a importância da presença online, considere o seguinte:

93% das pessoas pesquisam nas redes sociais e no Google antes de fazer qualquer compra!

93% das pessoas, ou seja, TODO MUNDO ESTÁ ONLINE, o que significa que provavelmente o seu concorrente também está, e se você não está lá para bater de frente, ele fica com toda a atenção dos clientes.

4 – Time comercial não bate metas

Vocês estabelecem metas de vendas, ensaiam roteiros de abordagens, levantam lista de possíveis compradores e… nada. Nenhuma venda pinga, nenhum cliente entra, ou quando entra é só para equilibrar os que já saíram. Sinal clássico de baixo reconhecimento e lembrança de marca.

É como se, com a falta de marketing, as pessoas foram esquecendo a existência da sua marca e os novos potenciais clientes simplesmente se lembraram dos concorrentes na hora de tomar a decisão de compra. Mas também pudera! Afinal, se sua marca não está aparecendo para eles, que motivos eles têm para se lembrar de você?

5 – Clientes migram para a concorrência

Sem nenhum aviso ou sinal prévio, o seu cliente te informa que não irá renovar o contrato. E alguns dias depois você descobre que ele se uniu com o seu concorrente, mesmo você tendo um serviço superior e um preço mais em conta.

Por quê?

Bom, sem investimento em marketing você não consegue colher feedbacks, nem acompanhar as tendências do mercado e nem mesmo estabelecer uma vantagem competitiva que faça seus clientes ficarem com você. Logo, eles partem para uma empresa que tenha uma boa política de parcerias, relacionamentos, e constantes avaliações.

Se sua empresa apresenta um destes sintomas, não se preocupe. Nada disto é fatal ou final, mas o fato é que você precisa ter em mente que para obter resultados diferentes, é necessário ações diferentes.

Se quiser, podemos fazer uma avaliação gratuita da presença digital do seu negócio para te ajudar a tomar as próximas decisões. Além disto, temos este template de planejamento de marketing que pode vir a calhar também!

Ficou alguma dúvida? Quer conversar sobre algo a mais? Entre em contato conosco pelo email contato@heyoubrasil.com.br e vamos trocar uma ideia!

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