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O que é vantagem competitiva?

Vantagens competitivas são condições que permitem que uma organização consiga produzir um bem ou serviço de valor igual a um preço menor ou em uma forma mais atrativa. Estas condições fazem a entidade produtiva gerar mais vendas ou margens de lucros superiores se comparados aos seus concorrentes. Vantagens competitivas são decorrentes de uma variedade de fatores incluindo custo estrutural, branding, qualidade das ofertas dos produtos, cadeia de distribuição, propriedade intelectual, e atendimento ao cliente.

Em outras palavras: Vantagem Competitiva é o que agrega valor à sua marca, produto ou serviço!

Destrinchando a vantagem competitiva

Vantagens competitivas geram maior valor para uma empresa e seus acionistas por causa de certas fortalezas de condições. Quanto mais sustentável é sua vantagem competitiva, mais difícil é para os seus concorrentes neutralizarem-na.

Os dois tipos mais comuns de vantagens competitivas são a vantagem comparativa e a vantagem diferencial.

Vantagem Comparativa

A capacidade de uma empresa de produzir um bem ou serviço de forma mais eficiente que seus concorrentes (gerando maiores margens de lucro), cria uma vantagem comparativa. Consumidores racionais vão escolher o serviço mais barato se eles estiverem que decidir entre dois bons fornecedores. Por exemplo, você abastece se carro no posto que tem a gasolina 5 centavos mais barato do que no que tem o preço mediano.

Marketing, economias em escala, sistemas internos eficientes, e localização geográfica podem também ser geradoras de vantagens comparativas. Uma vantagem comparativa não implica, necessariamente, em um produto melhor. Apenas mostra que a empresa pode oferecer um produto ou serviço de mesmo valor por um preço menor. Por exemplo, uma empresa que fabrica seus produtos na China pode ter menores custos de trabalhos do que uma que as fabrica no Brasil ou nos EUA, portanto ela pode oferecer um produto igual a um preço menor. No contexto de mercados internacionais, o custo de oportunidades determina a vantagem comparativa.

Um exemplo de empresa focada em construir e manter uma vantagem comparativa é a Amazon. Eles tem um nível de escalabilidade e eficiência que é muito difícil para os lojistas concorrentes replicarem, permitindo que eles cresçam a partir do preço mais competitivo.

Vantagem Diferencial

Uma vantagem diferencial é quando um produto ou serviço de uma empresa é diferente do oferecido pela concorrência em uma forma que seja visto como superior. Tecnologia avançada, produtos patenteados, profissionais mais capacitados e um branding forte são geradores de vantagem diferencial. Estes fatores sustentam maiores margens de lucro e maiores fatias de mercado.

A Apple é famosa por criar produtos inovadores como o iPhone, e eles sustentam a sua liderança no mercado com campanhas publicitárias brilhantes para construir uma marca de elite. Grandes farmacêuticas também podem comercializar drogas de marca a preços maiores porque elas estão sob proteção de patentes.

Vantagem competitiva
Mais do que pensar apenas um diferencial, uma questão de estratégia

Identificando a vantagem competitiva do seu negócio

Para te ajudar a identificar a vantagem competitiva vamos considerar os ensinamentos de Michael Eugene Porter. Caso não o conheça ou não se lembre dele, ele nasceu nos EUA em 1947 e concluiu o seu doutorado em economia em Harvard, onde mais tarde foi professor. É um consultor mundialmente famoso em estratégia.

A maioria dos conhecimentos disponíveis na atualidade sobre estratégia tem origem nas teorias de Porter e, por isso, ele é muito respeitado em sua visão sobre a competitividade. Segundo ele, o posicionamento estratégico que pode gerar a competitividade tem três fontes diferentes. São elas:

1 – O posicionamento baseado na variedade

Esse posicionamento é baseado na produção de algo especial, ou seja, depende em entregar um produto ou serviço melhor que os rivais.

2 – O posicionamento baseado em necessidades

O posicionamento baseado em necessidades ocorre quando a empresa foca em atender um segmento determinado de consumidores de forma especial. Obviamente, ela se diferencia porque consegue entregar melhores soluções para esse grupo de consumidores, pois a concorrência não atua com o mesmo foco. No lugar disso, os rivais entregam produtos e serviços mais genéricos.

3 – O posicionamento baseado no acesso

No posicionamento baseado em acesso também existe a segmentação, mas de uma maneira diferente. Ele acontece quando a maneira de acessar o cliente é que é diferente. Um ótimo exemplo é quando uma empresa se dedica a atender apenas clientes de uma determinada região, como no caso dos que vivem em centros urbanos ou na zona rural, por exemplo.

Por isso, para criar uma vantagem competitiva você precisa, antes de tudo, identificar a estratégia que mais se aplica ao caso, podendo desenvolver sua capacidade dinâmica nesses três aspectos mencionados.

Desenvolva um plano

Desenvolver um plano bem elaborado com base em informações sobre o mercado e os seus potenciais clientes é fundamental para garantir sua vantagem competitiva.

Ele garante uma definição estratégica clara e detalhada, descreve as atividades chave que você precisa desenvolver, os recursos que precisa empregar, o público que deve focar e cada um dos outros detalhes fundamentais para gerar a diferenciação.

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Levante informações para gerar insights

Uma boa alternativa para levantar informações para o seu plano é acompanhar as demandas de atendimento manifestadas pelos seus clientes atuais. Em outras palavras: é preciso abrir canais de comunicação com o seu público.

Esse fluxo contínuo de informações permite identificar o que realmente importa para o cliente e, dessa maneira, você desenvolve naturalmente uma visão com base na perspectiva do cliente, o que facilita a geração de insights, permitindo selecionar as ideias com maior potencial de gerar vantagem competitiva.

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