fbpx

Restaurantes e Lanchonetes do mundo todo têm assistido ao crescimento do público vegetariano sem saber o que fazer. Alguns dizem que os vegetarianos são chatos, que não comem nada do que tem no cardápio e ainda tentam “converter” as outras pessoas. Isto é besteira! Coisa de quem não enxerga as oportunidades que um público desse pode oferecer.

Aqui vão algumas dicas para trazer o público vegetariano para o seu restaurante!

1 – Respeite o público vegetariano

A primeira coisa a se fazer é entender que cada um tem seus motivos para tomar as decisões que toma. Se alguém escolhe ser vegetariano, ou é por alguma questão de saúde, o mínimo que se espera é ser respeitado. Então crie um ambiente vegan-friendly, e isto significa deixar claro para quem entra no seu restaurante que você oferece pratos excelentes para este público.

Coloque indicativos no seu cardápio para mostrar quais pratos são vegetarianos, e lembre-se que nem só de folhas e plantas vive um vegetariano: A dica é saber usar bem as batatas e as massas 😉

2 – Não tente explorar a causa

Segundo o IBOPE, 55% dos brasileiros consumiriam mais produtos vegetarianos se os preços fossem iguais ou menores do que os de origem animal, ou seja, o preço que as fabricantes de alimentos e os restaurantes colocam em seus produtos é quase sempre abusivo. Um bom exemplo é comparar o preço de uma caixa de 12 hambúrgueres bovinos (R$14,90) com o preço de uma caixa de 9 hambúrgueres de soja (R$24,90).

Esta tática de explorar o glamour de uma onda ‘ativista’ para fazer dinheiro (green money) já é manjada e não vai te ajudar em 2019, então seja realista e coloque preços coerentes nos seus produtos.

Dinheiro Vegetariano
Saiba equilibrar o preço do seu produto

3 – Faça mais do que falar

O público vegetariano é, por natureza, um tipo de consumidor mais consciente das suas escolhas. Por isto é importante tomar cuidado com suas ações de marketing para que você não se passe por uma marca hipócrita.

Como assim?

Bom, para a maioria dos vegetarianos, nada adianta o seu restaurante ajudar uma ONG de proteção animal e servir T-bones todos os dias para os seus clientes. Não estou dizendo que você não possa servir carnes e ter outras opções para agradar outros públicos, mas dizer que ama os animais e servi-los ao ponto não faz sentido.

O que eu posso fazer então?

Uma das coisas que mostram um certo comprometimento com as tendências do público vegetariano é ajudar na proliferação da atitude. Por exemplo: Escolha um dia da semana onde todos os seus pratos vegetarianos custem mais barato (muito bom para atrair novos clientes e, se gostarem do seu produto, fidelizá-los), ou simplesmente promover um evento no seu espaço sobre culinária vegetariana. Use sua imaginação. Use e abuse do seu espaço. Leia nosso artigo 5 dicas de marketing para restaurantes.

4 – Comunique-se da maneira correta com o público vegetariano

Comece pensando que tipo de pessoa você quer atrair. Jovens? Adultos que apreciam uma alta gastronomia? Homens e mulheres de rotina agitada e pouco tempo? Idosos que precisam de dieta especial?

Se precisar de ajuda, leia nosso artigo sobre como definir público-alvo.

Uma vez que você definiu bem o tipo de pessoa que pode estar interessada no seu produto, está na hora de ser encontrado por elas. Onde elas estão? Nas redes sociais? Quais? Nos supermercados? Nas ruas? Pesquisando por você no Google?

Depois de entender a quem você fala e por onde, tá na hora de pensar em COMO você vai falar com elas.

Pense que pessoas de 20 anos não se comunicam da mesma forma que pessoas de 40, e estas tampouco como as de 60. Que tipo de linguagem este público utiliza? Quais são as referências culturais que eles têm? Como posso ganhar a simpatia dele? Quais das minhas vantagens é mais atraente para ele?

Baixe Gratuitamente o nosso Checklist para um restaurante de sucesso clicando aqui!

O que achou dessas dicas? Faltou alguma coisa? Ficou alguma dúvida?
Entre em contato com a gente e vamos bater um papo bem produtivo para te dar os melhores resultados!

contato@heyoubrasil.com.br | (35) 3473-3132 | https://fb.com/hyubrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu