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É sempre bom encontrarmos maneiras de nos diferenciarmos da concorrência, e no mercado de provedores de internet isto é particularmente importante. Acontece que o segmento de ISP tem muitas vertentes, e varia muito de acordo com a região onde o provedor se encontra. Por exemplo, um provedor de internet em uma cidade com menos de 100.000 habitantes não irá concorrer com as gigantes de telecom como acontece em uma cidade de médio e grande portes, mas a disputa contra os adversários locais o obrigará a ser criativo para encontrar soluções de valor para seus clientes. Não importa qual seja a sua situação, existem medidas que podem ser tomadas para que você se resguarde, e é sobre elas que vamos falar aqui.

1- Invista em um diferencial forte

Não basta oferecer os planos com um preço competitivo, é preciso que o seu serviço seja respaldado por um grande diferencial. Os consumidores de hoje estão cada vez mais exigentes, e em um mundo extremamente conectado, quem conseguir oferecer aquele algo a mais ao assinante vai levar uma boa fatia de mercado. Investir em uma taxa de upload alta, uma rota específica para diminuir latência, um suporte 24 horas, ou para os mais ousados, um clube de vantagens para assinantes pode ser a cereja no bolo que brilha aos olhos da sua clientela! Não importa qual seja a sua ideia, o importante é oferecer algo que os outros não ofereçam!

2- Entenda o seu público

É necessário entender que o seu assinante não costuma se importar com os parâmetros técnicos por trás da sua rede, ele quer poder fazer o que precisa fazer sem sofrer com instabilidades e sem se sentir enganado. Para ganhar a confiança do seu público, é importante saber o que eles gostam e falar sobre isso com eles. Mostre que sua empresa pode ajudá-los a atingir todos os seus objetivos, e que entende muito bem daquilo que ele gosta. Por exemplo, se sua base de assinantes possui muita atividade em serviços de streaming, uma boa forma de se relacionar com ela seria enviando newsletter dos lançamentos do mês na Netflix por email. Ninguém quer saber da qualidade do seu splitter óptico, eles querem um provedor que os entenda e que ofereça algo de qualidade.

3- Simplifique a comunicação

Existe uma desinformação mortal que circula no meio empresarial que diz que as empresas devem se comunicar e se comportar de maneira formal o tempo todo. Quem disse isto deveria morrer envenenado com as próprias palavras. A verdade é que o comportamento e a personalidade de uma marca devem estar de acordo com o público que esta marca quer atingir. No caso de provedores de internet, como a grande parte do mercado é voltado para os consumidores finais, ter uma comunicação muito formal e engessada vai fazer mais mal do que bem! Isto porque os assinantes se sentem muito distantes e, às vezes, intimidados com uma interação mecânica. Comunicar-se de forma direta, e sem vaidades pode aproximar o seu público da sua empresa, diminuir o tempo de atendimento, evitar retrabalhos, e construir uma imagem positiva do seu provedor, colocando o seu cliente no mesmo patamar de interação do seu negócio.

4- Ofereça presentes e sorteios

Um dos conceitos mais bem consolidados do marketing é que “fidelizar um cliente é sempre mais barato do que recuperá-lo”, e quando falamos de um mercado tão competitivo quanto o de provedores, isto é uma regra de ouro! Oferecer sorteios, e buscar parcerias locais com estabelecimentos do interesse dos seus assinantes pode ser uma grande jogada para fidelizar a sua clientela. Busque lojas de games, locadoras, lanchonetes e outras coisas que possam ser interessantes, e firme uma parceria de descontos exclusiva para seus assinantes.

5- Qualidade Total

Marketing é uma ferramenta imprescindível, mas não faz milagres! Se o seu serviço não corresponder à expectativa do assinante, não existe ação promocional que resolva, e você ainda corre o risco de perder uma grande parte do mercado, caso surja um novo concorrente que entrega o que é prometido. Por isso é importante fazer o seu “arroz com feijão” da melhor maneira possível! Isto significa entregar MAIS banda do que o contratado, INFORMAR os clientes de problemas na rede, LIGAR para eles esporadicamente para verificar se está tudo ok, INTERAGIR com eles de forma amigável nas redes sociais, e ter um EXCELENTE atendimento e suporte. Verifique o funcionamento do atendimento de empresas como Netflix, e Nubank, e tente incorporar a metodologia na realidade do seu negócio.

6- Tenha uma marca única

Olhe para o seu logotipo, e para o dos concorrentes. Dá pra contar nos dedos aquelas marcas que não são azuis, com letras tecnológicas, e com alguma referência a telecomunicações. E é justamente porque todo mundo faz igual, que fazer diferente é uma oportunidade absurda para se destacar! Procure uma agência de publicidade ou um escritório de design, e encomende uma marca única, que se destaque, e que se comunique muito bem com o público que você quer atingir. Use cores fortes, conceitos alternativos, e uma vez que ela estiver pronta, faça-a aparecer em todos os cantos da sua cidade! Deixe ela entrar na mente as pessoas e fazer morada lá, afinal de contas, você não quer se perder no mar infinito de marcas que não se destacam e morrem.

7- Invista em Marketing Digital

Hoje em dia, não utiliza-se mais listas telefônicas ou páginas amarelas para pesquisar um serviço. Utilizamos a internet. Por este motivo, é importante que o seu provedor seja encontrado quando os clientes buscarem alguém que lhes resolva o problema. Invista em anúncios em redes sociais e, principalmente, no Google! A vantagem de se investir no Marketing Digital é que é possível mensurar os resultados, e assim, elaborar uma estratégia que funcione e que seja otimizada para alcançar o objetivo em questão.

Conheça alguns dos Mitos do Marketing Digital espalhados por aí!

Não importa o tamanho da sua cidade, ou dos seus concorrentes, com criatividade e trabalho é possível saltar à frente do mercado e garantir a fidelização da sua base de assinantes. Lembre-se que todas as ações de marketing trazem um risco, e um custo. Mas ambos são muito mais baixos e seguros do que não fazer nada! Não existe economia neste caso, e quase sempre o barato sai caro, portanto, leve à sério e trabalhe com profissionais competentes!

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