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Você provavelmente já ouviu falar que a publicidade controla a mente das pessoas, ou que ela influencia a sociedade em nome do lucro. E também não é para menos, afinal de contas, há quanto tempo nós ouvimos casos de adolescentes com anorexia tentando se encaixar em padrões de beleza, enfim, maus exemplos não faltam no mundo publicitário, e independente disto, uma coisa nós podemos afirmar: A COMUNICAÇÃO TEM PODER.

Sim, a comunicação transforma sociedades, muitas vezes para o mal, mas muitas vezes também para o bem! Quem não conhece o famoso discurso “I Have a Dream” de Martin Luther King? Ou a cena final de “O Ditador” de Charles Chaplin? Ah se você não sabe desses, provavelmente conhece o slogan “Sou Brasileiro e não desisto nunca!”.  O fato é: comunicação é uma das ferramentas mais poderosas para mudar o mundo E gerar lucro. Sim, fazer o bem e ganhar dinheiro com isto, é possível, e não há nada de errado nisto.

Martin Luther King dando o discurso que motivou o Civil Rights Movement

 

Comunicação para impacto social, o que é?

Sabe aquele comercial que diz “COMPRE DE MIM PELO AMOR DE DEUS?”. Então. Não é isso!  Comunicação de impacto social é o ato de levar uma mensagem ou um legado benéfico para a sociedade em nome de uma marca. Simples assim. É entender que as pessoas jurídicas compõem a mesma sociedade que as pessoas físicas, e portanto devem zelar por elas igualmente. Ainda não está claro? Tudo bem! Vamos à alguns exemplos:

1 – O álbum nunca fotografado – DERMODEX

Eu não sei vocês, mas eu me emocionei muito com esta ação! Veja bem: a marca Dermodex  que tem como slogan “Cuidados com o bebê” investiu numa campanha publicitária dentro do seu nicho de mercado, representando da forma mais diversa possível o seu público alvo, levou números importantes sobre os problemas da adoção de crianças, ganhou a simpatia das pessoas, fez um bem danado à estas famílias, e se você está lendo aqui,  ela agora é a marca que está na sua cabeça quando falamos em família, bebês e cuidados. Brand Awareness + Impacto Social = Lucro e Bem Estar Social.

2 – Ferramentas que fazem – TRAMONTINA

Aaaah Tramontina! Já não é de hoje que ela faz belas propagandas! Quem não se lembra dos “cortes rápidos” da década passada? Inesquecível né? Bom, agora esta mesma empresa se uniu ao grupo Shoot The Shit para criar uma ação de impacto social em escolas, comunidades carentes e outros locais de vulnerabilidade. A ideia é mostrar que com as ferramentes da marca, qualquer pessoa pode transformar o mundo a sua volta. Por isso eles foram e construíram hortas comunitárias para quem mais precisa. Os resultados: 2 AÇÕES, +500 MIL VISUALIZAÇÕES, +3,5 MIL INTERAÇÕES, +150% ACESSO AO BLOG PROJETO COM MAIOR ENGAJAMENTO NO CANAL DO FACEBOOK DA TRAMONTINA. Não precisa ser Jesus pra ver que isso vale a pena.

3 – A jornada do DNA – Momondo

Não precisamos te dizer o quanto a xenofobia e o preconceito está na moda atualmente né? Bom, a Momondo não quis olhar para isso e simplesmente cruzar os braços (até porque isso impacta nos negócios dela), portanto ela decidiu testar o DNA de 67 pessoas de partes diferentes do mundo. O objetivo da ação era fazer as pessoas entenderem que todos somos humanos, e compartilhamos do mesmo planeta. Planeta que, se você odeia, não tem interesse em conehcer, e portanto, não irá comprar as passagens aéreas que a Momondo oferece. Ou seja, além de todo o óbvio benefício social, a marca está anunciando seus serviços de uma forma marcante! Você não conhecia a Momondo, mas agora acho que dificilmente você esquecerá, né? Pense nisso.

“O Mundo precisa de Todo Mundo” – Shoot The Shit

 

Conclusões

Bom, a verdade é que pode parecer um pouco fora da caixa demais, mas quando você leva a sua marca às ruas e provoca uma transformação lá, as pessoas vão notar. E elas vão amar. E se elas amarem, BINGO! Você atingiu o objetivo de todo e qualquer investimento publicitário na história da humanidade. Ah e você pode até pensar “aaaah mas são marcas muito grandes, elas PODEM fazer isso”. Meu amigo, pense comigo: Elas fazem isso porque são grandes OU são grandes porque fazem isso?

Um exercício legal que você pode fazer aí na sua cidade de interior é pensar se o seu concorrente faria algo assim. Provavelmente não. E aí é que está a sua oportunidade! Agarre-a, procure uma agência que seja especializada em comunicação para impacto social e começe agora mesmo a transformação da sua comunidade e da sua empresa.

No Sul de Minas Gerais, a Heyou é a única agência especializada em ações de impacto social! Se você achar interessante, entre em contato com a gente e vamos marcar um cafézinho! 🙂

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